Marcos Cardial
Assessoria Simpósio
Alto Araguaia (MT) – O maior evento de jornalismo da Região do Vale do Araguaia tem início nesta terça-feira (27.09) no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). O VI Simpósio de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Regional de Alto Araguaia, deste ano vai abordar a intersecção entre mercado jornalístico, convergência digital e mediações culturais com o tema “Sobre os Meios, os Hipermeios e as Mediações”.
O 6º Simpósio de Jornalismo será dias 27, 28,29 e 30 de setembro com palestras, mini-cursos e oficinas com profissionais da área de jornalismo. O palestrante mais conhecido será o jornalista Eduardo Brambilla, apresentador do telejornal MTTV, da TV Centro América, afiliada ta TV Rede Globo em Mato Grosso. O evento contará ainda com apresentação de trabalhos, exposição de fotografia e trabalhos experimentais.
“A escolha do tema justifica-se pelo desafio de se discutir jornalismo em tempos de multimídias e públicos cada vez mais participativos nos processos comunicativos. Busca-se localizar o papel do jornalista nas novas fronteiras da informação e noticia e qual a sua relação com os novos interlocutores. E neste sentido o nosso objeto centra-se no intercambio de experiências acadêmicas e profissionais: entre alunos, entre professores, entre pesquisadores e entre profissionais renomados”, disse o professor Lawrenberg Advíncula da Silva, coordenador do evento em 2011.
A organização do evento já garantiu alojamento para os participantes que virão de outras cidades do Estado a um valor bem abaixo do praticado pela rede hoteleira. São esperados acadêmicos de jornalismo das cidades de Barra do Garças e Rondonópolis. Na abertura, nesta terça-feira (27.09) está prevista oficina de Edição de Vídeo e técnicas de locução, apresentação e gravação de comercial no rádio para o período da tarde, com início às 14h. No período da noite, abertura oficial do Simpósio, exposição de fotografia. A assessora de imprensa da Unemat, jornalista Lygia Cristina fará a conferência de abertura. Logo em seguida, mesa redonda com debate sobre jornalismo entre o mercado e a sociedade.
Na quarta-feira (28.09), quatro oficinas no período da tarde e a noite, a conferência de abertura fica por conta da jornalista Patrícia Sanches, do site RDNews, de Cuiabá. Logo em seguida, mesa redonda que debaterá os hipermeios, multimídias, convergência digital e webjornalismo. Na quinta-feira (29.09), continuam as atividades no período da tarde com mini-cursos e oficinas. Já no período da noite, a conferência de abertura fica por conta do jornalista Eduardo Brambilla. Em seguida, o jornalista e os professores Adevaldo Rosa de Lima e Danilo Persch conduzem uma discussão que terá como tema “o lugar do jornalismo nas mediações”.
No último dia do Simpósio, sexta-feira (30.09), mais atividades no período da tarde. À noite, exposição de trabalhos experimentais e o tão esperado Prêmio Depcom de Jornalismo. Em sua 3º edição o tema é “cultura e esporte”. Serão premiados os melhores trabalhos nas categorias: texto informativo, texto opinativo, fotografia, radiojornalismo, telejornalismo e jornalismo digital. “O último dia será dedicado para os alunos exporem trabalhos, incentivando assim as atividades de ensino e extensão universitária”, ressalta do coordenador do evento.
Todas as atividades e atrações do Simpósio de Jornalismo se concentram no Campus da Unemat das 14 às 18h e das 19h às 22h45. O 6ª Simpósio de Jornalismo conta com o apoio do site RDNews, Araguaia Palace Hotel, TV Centro América, Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, Móveis Gazin, UFMT, site Nativa News, Gráfica Araguaia, Vereador Faraó, Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, Sejê Art Visual, Unemat e imprensa local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário