terça-feira, 22 de novembro de 2011

13º semana de letras na Unemat

Fabiana Pinheiro

Os acadêmicos do Curso de Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terão uma experiência importante na formação profissional. É que nos dias 21 a 24 de novembro será promovido no campus da instituição a 13º semana de Letras com o tema “saber com sabor” promovido pelo departamento de Letras do campus regional de Alto Araguaia, junto com evento o curso de Letras comemora seus 20 anos de Unemat.

 A programação do evento conta com a realização de mini cursos, oficinas, filmes, lançamento de livros, apresentações culturais, exposições de pôsteres, palestras, mesas redondas, comunicações, entrevistas e conferencias.

 No evento será realizada palestra com a professora da USP (Universidade de São Paulo) Dr. Maria Zilda Cunha e também uma conferência com José Ramón Fernández Rodríguez (Assessor Linguístico da Embaixada da Espanha para o Mato Grosso).

Resenha do filme: “A REDE SOCIAL”


cena do filme "A Rede Social"

 Fabiana Pinheiro

O filme a Rede Social (2010) conta a história do “Facebook” o filme é dirigido por David Fincher, a historia começa quando a jovem Erica Albirigth termina com seu namorado Zucherberg, e para se vingar o garoto começa a tentar acabar com a reputação da (ex) namorada, resolve se embriagar e começa a escrever coisas horríveis sobre a namorada em seu blog, chega até a criar um site para o ranking das melhores garotas da universidade.

Logo em seguida três amigos do garoto resolvem chamá-lo para criar rede social fechada onde os cadastrados se relacionam sabendo quem esta por trás da tela. Enquanto seus colegas investem no site, o garoto Zuckerberg resolve se fechar em seu quarto pega os dados dos seus colegas e copia e cola e os aprimora. Por um lado o termino do namoro fez bem para o garoto, após o fora da namorada o garoto virou um gênio na computação e cria a rede social “Facebook”.

Com mais de 500 milhões de acesso mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso foi tanto que o leva a complicações em sua vida social e profissional.

O filme aborda o quanto a internet evoluiu e tem um grande poder, que pode ser transmitido para milhares pessoas do mundo inteiro, e o quanto o poder dela pode realizar o sonho de vários jovens, que é o do ser milionário ou ao menos acreditar que isso pode acontecer com qualquer um deles.

foto: google imagens

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Empresa de petróleo será notificada após vazamento no Campo de Frade, na Bacia de Campos e no Norte Fluminense

Vazamento de Óleo na Bacia de Campos
O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira (21) que a empresa Chevron pode ser notificada ainda nesta segunda pelo vazamento de petróleo.
Segundo o diretor da ANP, foram identificadas três possíveis multas a serem aplicadas à empresa, incluindo falhas de falta de equipamento para operação do plano de abandono do poço aprovada pela agência e falta de repasse de informações às autoridades governamentais.
No caso da falta de equipamento, o diretor explicou que a Chevron não possuía, no momento necessário, a máquina para efetuar o corte de uma coluna após a cimentação do poço. Em relação à falta de informações, a agência acredita que a Chevron não passou todas as informações que tinha sobre o acidente. Lima não esclareceu o motivo da terceira autuação.
"Não haverá autuação que tem que ser feita que não será feita. Seguramente, elas darão multas grandes, de alguns milhões e poucos", disse. "A multa máxima é de R$ 50 milhões [por autuação], que na minha opinião é pequena", destacou.
O diretor da ANP disse ainda que o volume do vazamento é estimado pela agência entre 2.700 a 3.000 barris. Para o cálculo, a agência estimou um vazamento médio diário de 330 barris, no pico do acidente.

fonte: G1
foto: radioitaperuna

Alunos utilizam blog para pedir paz no trânsito

Alunos da Escola COC de Vila Velha

Os alunos do 8º ano do COC de Vila Velha resolveram fazer isso pelo meio que eles dominam: a internet. Para isso, criaram um blog, e se cadastraram nas redes sociais com o objetivo de conscientizar o máximo de pessoas.

"A idéia veio de um projeto feito, em sala de aula. Começamos a estudar as estatísticas do trânsito. Até que eu e os cerca de 140 alunos vimos que daquilo ali podia surgir algo mais. Desde então os projetos não param de aparecer", conta o professor de Matemática Alessandro Romanha.

E os acessos ao blog só aumentam - já são mais de 1,6 mil em pouco mais de um mês. Até a aluna Maria Vitória Rodrigues Silva, 13 anos, responsável pela criação do espaço, ficou surpresa.

Em outro projeto, a turma fez vários vídeos bem divertidos, também disponíveis no blog. "Nós encenamos como os motoristas ficam quando bebem. E ainda resolvemos ir à orla de Itaparica e entrevistar condutores que estavam sem cinto", diz Gabriel Henriques Amorim, 13.

A visão dos alunos agora é de que o projeto continue, com as próximas turmas que virão nos outros anos.

fonte e foto: Gazetaonline

Pessoas infectadas com HIV chega a 34 milhões no mundo

As Nações Unidas divulgaram nesta segunda-feira (21) que 34 milhões de pessoas no mundo conviviam com o vírus HIV até o fim do ano de 2010, houve um grande aumento neste período de 2,7 milhões de novas infecções e 1,8 milhão de óbitos.
 O novo balanço de soropositivos foi divulgado pela Unaids, braço da organização que mantém estatísticas e iniciativas sobre a Aids. O número de infectados se deve ao prolongamento cada vez maior da vida de pessoas contaminadas, graças aos avanços nas terapias contra doença.
Novos dados sobre infecções e mortes no Brasil serão divulgados no dia 1º de dezembro pelo Ministério da Saúde.
O número de mortes ligadas à Aids no mundo caiu 21% desde 2005. Novas infecções anuais pelo vírus HIV reduziram 21% desde 1997.
Segundo o diretor executivo da Unaids Michael Sidibé, mesmo com a crise financeira mundial, o combate à doença não sofreu grandes consequências. Segundo a Unaids, o acesso a tratamento poupou 2,5 milhões de vidas desde 1995.
fonte: G1

domingo, 6 de novembro de 2011

Infestação de insetos atrapalha as aulas na UNEMAT


Assim que os períodos de chuva iniciam na região, os insetos tornam-se personagens indesejáveis no convívio social, uma vez que, em grande quantidade se aglomeram e incomodam a maioria das pessoas. Este ano, em Alto Araguaia, é a vez dos besouros interferirem de modo significativo nas residências, comércios e, até mesmo na Universidade.

5 semestre de Comunicação Social/ Jornalismo
Ao anoitecer vários insetos da família dos besouros saem de seus esconderijos e, por causa disto é que os alunos da UNEMAT sentem dificuldade em conviver com os insetos que voam e assustam a muitos alunos durante as aulas. "Tudo que é excessivo nos distraí. O fato destes besouros serem muitos é assustador e, com certeza atrapalham a dinâmica em sala de aula", explica a professora universitária Shirlene Rohr de Souza.

O medo na universidade passou a se tornar constante a partir do momento em que vários alunos e professores apresentaram queimaduras causadas pelos insetos pertencentes à família Coleoptera que, como forma de defesa libera um líquido ácido. "Para se locomover nos corredores está ficando difícil. Eu sou alérgica a picadas de inseto, já faz uma semana que fui atingida por um besouro e ainda estou com ferimento no braço", revela a acadêmica Sâmela Patrícia - 4ºsemestre de Comunicação Social.

João Paulo, farmacêutico e também acadêmico do 1ºsemestre de Letras, diz que há vários incidentes na cidade que envolve queimaduras de insetos e, até mesmo a entrada de besouros nos ouvidos de pacientes: "A situação tanto em crianças quanto em adultos é grave, pois se um besouro entrar no ouvido de uma pessoa pode ferir a membrana e, causar problemas no sistema auditivo". Com relação às queimaduras João Paulo aconselha: "Se acaso isto acontecer, o quanto antes, deve-se procura um hospital e seguir as orientações médicas para evitar agravantes".
 
Ouça aqui na íntegra a entrevista com Shirlene Rohr, professora universitária.
Ouça aqui na íntegra a entrevista com Sâmela Patrícia, acadêmica de Jornalismo.
Ouça aqui na íntegra a entrevista com João Paulo, farmacêutico e acadêmico de Letras.


Turma do 5ºsemestre Comunicação Social/Jornalismo:

Foto: Fabiana Pinheiro

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Desfile Cívico marca comemoração dos 73 anos de emancipação política de Alto Araguaia

Texto e foto: Fabiana Pinheiro

Alto Araguaia (MT) – O município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) comemorou seu aniversário em grande estilo. Na manhã de quarta-feira (26.10) foi realizado o desfile em comemoração aos 73 anos de emancipação. O evento teve início às 08h30. O palco central foi a Avenida Carlos Hugney com uma grande participação popular, a exemplo de anos anteriores.
Desfile foi na Avenida Carlos Hugueney
Durante o desfile foram feitas várias homenagens. A primeira foi feita pelo grupo de Fanfarra Municipal Unidos do Araguaia. Logo em seguida vieram Ordem do Demoley, Banda Oficial da Policia Militar do Estado de Mato Grosso, Escola José Inácio Fraga, Escola Maria Auxiliadora, Mototaxitas, empresa América Latina Logística (ALL), distrito do Buriti, produtores rurais, clube do laço e clube Ecológico Amigos do Gato Preto e entre outras instituições do município.

As cidades vizinhas de Alto Garças e Alto Taquari também não podiam ficar de fora e fizeram homenagem aos 73 anos de Alto Araguaia com a apresentação dos grupos de fanfarras municipais.

No evento foram apresentadas faixas com escritas sobre varias histórias do município como a chegada do Banco do Brasil, a vinda de Juscelino Kubistchek e outros. Para finalizar o desfile foi feita uma apresentação da Banda Oficial da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Ouça o cometário da irmã Eliete de sousa.



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Trabalhadores dos correios não aceitaram proposta intermediada por presidente do TST

Os trabalhadores dos Correios estão em greve desde o dia 14 de setembro e audiência de conciliação foi realizada nesta sexta-feira, que terminou sem acordo entre os trabalhadores e a diretoria dos correios.


Na tentativa de acordo, o ministro do TST  fez uma nova proposta, que inclui pagamento imediato de abono de R$ 800,00 mais aumento real de R$ 60,00 a ser pago no dia 1º de janeiro de 2012. Seriam descontados ainda seis dias de trabalho em 12 parcelas. Os trabalhadores receberiam também reajuste de 6,87% retroativo a 1º de agosto.


A proposta foi aceita pela diretoria dos Correios, mas rejeitada pelos trabalhadores. O motivo do impasse é o desconto dos dias parados. Antes do final da audiência, o presidente do TST fez um apelo aos trabalhadores e à diretoria dos Correios para que o impasse fosse resolvido, uma vez que o dissídio pode ser pior para ambas as partes.

Representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) afirmaram, durante audiência, que qualquer proposta que remeta a desconto dos dias parados não será aceita pela categoria, uma vez que em greves anteriores não houve desconto.


Fonte: G1

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Simpósio de Jornalismo começa com série de atrações para acadêmicos e comunidade

Marcos Cardial
Assessoria Simpósio

Alto Araguaia (MT) – O maior evento de jornalismo da Região do Vale do Araguaia tem início nesta terça-feira (27.09) no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). O VI Simpósio de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Regional de Alto Araguaia, deste ano vai abordar a intersecção entre mercado jornalístico, convergência digital e mediações culturais com o tema “Sobre os Meios, os Hipermeios e as Mediações”.

O 6º Simpósio de Jornalismo será dias 27, 28,29 e 30 de setembro com palestras, mini-cursos e oficinas com profissionais da área de jornalismo. O palestrante mais conhecido será o jornalista Eduardo Brambilla, apresentador do telejornal MTTV, da TV Centro América, afiliada ta TV Rede Globo em Mato Grosso.  O evento contará ainda com apresentação de trabalhos, exposição de fotografia e trabalhos experimentais.

A escolha do tema justifica-se pelo desafio de se discutir jornalismo em tempos de multimídias e públicos cada vez mais participativos nos processos comunicativos. Busca-se localizar o papel do jornalista nas novas fronteiras da informação e noticia e qual a sua relação com os novos interlocutores. E neste sentido o nosso objeto centra-se no intercambio de experiências acadêmicas e profissionais: entre alunos, entre professores, entre pesquisadores e entre profissionais renomados”, disse o professor Lawrenberg Advíncula da Silva, coordenador do evento em 2011.

A organização do evento já garantiu alojamento para os participantes que virão de outras cidades do Estado a um valor bem abaixo do praticado pela rede hoteleira. São esperados acadêmicos de jornalismo das cidades de Barra do Garças e Rondonópolis. Na abertura, nesta terça-feira (27.09) está prevista oficina de Edição de Vídeo e técnicas de locução, apresentação e gravação de comercial no rádio para o período da tarde, com início às 14h. No período da noite, abertura oficial do Simpósio, exposição de fotografia. A assessora de imprensa da Unemat, jornalista Lygia Cristina fará a conferência de abertura. Logo em seguida, mesa redonda com debate sobre jornalismo entre o mercado e a sociedade.

Na quarta-feira (28.09), quatro oficinas no período da tarde e a noite, a conferência de abertura fica por conta da jornalista Patrícia Sanches, do site RDNews, de Cuiabá. Logo em seguida, mesa redonda que debaterá os hipermeios, multimídias, convergência digital e webjornalismo. Na quinta-feira (29.09), continuam as atividades no período da tarde com mini-cursos e oficinas. Já no período da noite, a conferência de abertura fica por conta do jornalista Eduardo Brambilla. Em seguida, o jornalista e os professores Adevaldo Rosa de Lima e Danilo Persch conduzem uma discussão que terá como tema “o lugar do jornalismo nas mediações”.

No último dia do Simpósio, sexta-feira (30.09), mais atividades no período da tarde. À noite, exposição de trabalhos experimentais e o tão esperado Prêmio Depcom de Jornalismo. Em sua 3º edição o tema é “cultura e esporte”. Serão premiados os melhores trabalhos nas categorias: texto informativo, texto opinativo, fotografia, radiojornalismo, telejornalismo e jornalismo digital. “O último dia será dedicado para os alunos exporem trabalhos, incentivando assim as atividades de ensino e extensão universitária”, ressalta do coordenador do evento.

Todas as atividades e atrações do Simpósio de Jornalismo se concentram no Campus da Unemat das 14 às 18h e das 19h às 22h45. O 6ª Simpósio de Jornalismo conta com o apoio do site RDNews, Araguaia Palace Hotel, TV Centro América, Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, Móveis Gazin, UFMT, site Nativa News, Gráfica Araguaia, Vereador Faraó, Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, Sejê Art Visual, Unemat e imprensa local.

domingo, 18 de setembro de 2011

IV Simpósio de Jornalismo terá inscrições até dia 23


 Fabiana Pinheiro

Foto ilustração

Alto Araguaia (MT)-Será realizado nos dias 27, 28,29 e 30 de setembro em Alto Araguaia na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o IV simpósio de jornalismo, com o tema Sobre os Meios, os Hipermeios e as Mediações. As inscrições para o evento estarão abertas até o dia 23 de setembro.

 No evento acontecerá palestras com profissionais da área de jornalismo, o palestrante mais conhecido será o jornalista Eduardo Brambilla, apresentador do telejornal MTTV da TV Centro América, afiliada ta TV Rede Globo em Mato Grosso.  Também, será realizado mini cursos, oficinas, apresentação de trabalhos, exposição de fotografia e trabalhos experimentais.

Durante o evento será realizado a 3º edição do prêmio Depcom de Jornalismo com o tema voltado para “cultura e esporte”.

A organização do evento já garantiu alojamento para os participantes que virão de outras cidades do estado a um valor bem abaixo do praticado pela rede hoteleira, o local definido, segundo a organização, será na Igreja Matriz.

 No alojamento os hospedes terão cama, roupas de cama e banheiro com chuveiro quente o custo diário será de R$15,00.

Ouça a opinião sobre o Simpósio de Jornalismo com Marcos Cardial acadêmico do 7° semestre

sábado, 10 de setembro de 2011

Escolinha do Araguaia futebol Clube teve quase 100 inscritos no último sábado


Fabiana Pinheiro

Alto Araguaia (MT) - Foram realizadas neste sábado (10) das 9h às 12h na quadra coberta da Praça da bandeira, antiga quadra do “Praia Bar”, as inscrições para a Escolinha do Araguaia Futebol Clube para crianças de 09 a 17 anos.

Para participar das inscrições os interessados tiveram que apresentar documentos como RG ou Certidão de Nascimento, uma foto 3x4, cópia do boletim escolar e assinatura dos pais ou responsável.

O presidente do clube, Maciel Aurélio Peruchi, acompanhou durante toda manhã o processo das inscrições e ressaltou que o próximo passo por parte do clube será contatar os inscritos para passar informações sobre os dias e horários que serão iniciados os treinamentos junto à escolinha.

Os alunos terão opções de modalidades esportivas como, voleibol, handebol, futsal e futebol de campo, as vagas serão limitadas com até 400 inscritos. O presidente Maciel informou ainda que os alunos não serão selecionados que todos que fizerem as inscrições vão participar da escolinha. 

Esta é uma ação promovida pelo Araguaia Futebol Clube onde não será cobrado taxas de inscrições nem mensalidades para participar das atividades.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O jornalismo na visão de Keka Werneck

Fabiana Pinheiro
Sidney Mendes
Silvia Santana

Durante o 1º Encontro do Sindicato dos Jornalistas (Sindijor) na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campos regional de Alto Araguaia, nos dias 26 e 27 de agosto, a jornalista e assessora de imprensa da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Keka Werneck concedeu entrevista aos acadêmicos do 5° semestre de jornalismo e falou sobre vários assuntos. Entre eles carreira, mídia e a importância de eventos como o realizado pela Unemat em parceria com o Sindjor para a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos.


Jornalista Keka Werneck
Alunos Unemat – De onde surgiu esse codinome Keka?

Keka Werneck – Então, esse é meu nome desde pequena. Por uma questão de identidade eu mantive.

Alunos Unemat – Qual sua posição a respeito da não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão?

Keka Werneck – Então, essa é uma questão bastante difícil de ser discutida. Eu gostaria de dizer que eu valorizo muito a escola. Acho que esse momento escolar é muito importante, independente de o diploma ser obrigatório ou não, apesar dos limites dessas faculdades, mas eu acho que sim, que precisa do diploma pra exercer a profissão. Mas isso não quer dizer que eu tenha uma postura preconceituosa com que não tenha o diploma. Eu reconheço que existem pessoas que são bons jornalistas. Existem muitos lugares que não têm faculdade e existem pessoas sérias atuando. Assim como têm picaretas com ou sem diploma.
 Alunos Unemat – Quem não tem diploma pode se filiar ao sindicato?

Keka Werneck – Não. Hoje ele não pode a não ser que ele conquiste isso na justiça. Por decisão do Congresso Nacional e da Federação Nacional dos Jornalistas, os sindicatos não estão autorizados a sindicalizar não diplomados e a FENAT (Federação Nacional dos Trabalhadores) não está expedindo Carteira Profissional para quem não tem diploma.

Alunos Unemat – Quais são os desafios enfrentados por uma assessora que está à frente de uma instituição como a UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso)?

Keka Werneck – Uma assessoria tem a função de levar, com clareza, o que aquela entidade representa. Então, o desafio é você conseguir dialogar com os meios de comunicação essa proposta do seu assessorado. Também é um desafio você manter sua ética e lembrar dos seus limites.

Alunos Unemat – O que um jornalista recém-formado precisar fazer para conseguir se filiar ao sindicato dos jornalistas?


Keka Werneck – Ele deve se dirigir até a sede do sindicato que fica em Cuiabá. Mas as pessoas que são do interior podem fazer isso através do telefone, via correio, enfim, informar que tem o diploma, mandar uma cópia ou informar o número do registro.

Alunos Unemat – Precisa fazer alguma prova?

Keka Werneck – Não, não, absolutamente. Nós somos totalmente contra o aluno passar por outra prova após uma faculdade. A sindicalização não é mercado de trabalho. O aluno simplesmente está se reconhecendo como trabalhador e que quer participar daquela entidade junto com seus colegas de profissão.

Alunos Unemat – O que ou quem te fez optar pelo jornalismo?

Keka Werneck – Eu tinha duas opções: jornalismo ou medicina. As duas pelo mesmo motivo: a vontade de intervir na sociedade. Através do jornalismo dando notícias, aquela coisa de querer mudar o mundo. E através da medicina através de uma prática mais solidária da medicina, nas periferias. Dois caminhos que parecem diferentes, mas que me levariam a um ou outra é a mesma coisa. Optei pelo jornalismo porque eu achava que dava para mudar o que ta aí, e dá né? Não dá para mudar tudo, mas dá para fazer a parte da gente.

Alunos Unemat – Qual sua visão a respeito do cenário da comunicação quanto aos tipos de reportagens?

Keka Werneck – Acho que o jornalismo está muito viciado, dando sempre as mesmas noticias. Acho que a gente precisava enxergar as coisas de uma forma mais ampla. Temos muito poucas boas noticias, cria-se uma idéia de que tudo é muito ruim. Muita denúncia, corrupção, e, no entanto, a vida da gente não é feita só disso, né? Acho que a gente deveria tratar de outras questões também. Tentar enxergar mais o cidadão que o poder instituído. Acho que a gente ouve muito as fontes oficiais e ouve pouco a população.

Alunos Unemat – Qual sua opinião a respeito da interiorização dos cursos da Unemat?

Keka Werneck – Eu acho muito bom ter mais opções no interior. E ela tem um caráter de atender a imprensa do interior. O tamanho dela, o que ela quer falar, o importante é que ela esteja em harmonia com a imprensa do interior. Que ela não queira ficar formando gente pra grande mídia, mas para aquela mídia que vá atender aquela população dali.

Alunos Unemat – Qual sua opinião a respeito de ações como essa realizada em Alto Araguaia pelo sindicato?

Keka Werneck – Eu acho muito importante. O sindicato deveria fazer isso mais vezes. A gente troca idéia, a gente ouve como vocês estão pensando e a gente volta com outras informações também. Então, é muito bom pra nós e pra vocês. É uma troca muito boa, interessa a todo mundo. O Mato Grosso é muito grande, é bom que a gente conheça realidades diferentes. É bom pra quem é do lugar e pra quem vem visitar. É uma boa troca de experiências para ambas as partes.

Foto: Fabiana Pinheiro

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dilma está entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

De acordo com a Revista “Forbes”, divulgada nesta quarta-feira (24), a presidente Dilma Roussef é a terceira mulher mais poderosa do mundo.

Dilma é a brasileira mais bem colocada
Na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo estão oito chefes de Estado e 29 presidentes executivas. Elas têm em média 54 anos e juntas controlam U$$ 30 trilhões. Dos nomes, 22 delas são solteiras.

Segundo a publicação, Dilma fez história como à primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa.

Segundo a Forbes, as mulheres da lista alcançaram poder não apenas por meio de dinheiro e força, mas graças à mídia social e também por alcance e influência.

Michele Obama, primeira-dama dos Estados Unidos, era a número um da lista divulgada pela Forbes. Em 2011, porém, caiu sete posições e atualmente ocupa o oitavo lugar. (Com informações Revista Forbes)

Foto: http://ptriodopires.spaceblog.com.br/

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sindjor realiza debate e oficina para acadêmicos de jornalismo da Unemat

Fabiana Pinheiro

Os acadêmicos do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terão uma experiência importante na formação profissional. É que nos dias 26 e 27 de agosto será promovido no campus da instituição o 1º Encontro do Sindicado dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor) em Alto Araguaia (região sul de Mato Grosso).

 

O evento terá inicio às 20h30 no dia 26. Na ocasião haverá uma conferência que pretende esclarecer o papel do sindicato no Estado, sua importância e como funciona. A conferência, que deve acontecer no anfiteatro da instituição, será apresentada por jornalistas experientes. Entre os nomes confirmados está o da jornalista assessora imprensa da Associação dos docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, Keka Werneck.

O Encontro do Sindicato dos Jornalistas ainda terá parceria com dois projetos de extensão que são desenvolvidos na Universidade. O Projeto ArtSet e o Projeto Circulando.

 

O evento é coordenado pelos professores Me. Eduardo Medeiros e Me. Iuri Barbosa Gomes. No sábado pela manhã, das 08h à 12h será ofertada oficina sobre “a prática de redação” oferecida para os acadêmicos. Os participantes receberão certificado de participação. O evento conta com o apoio da Unemat e Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso.