terça-feira, 22 de novembro de 2011

13º semana de letras na Unemat

Fabiana Pinheiro

Os acadêmicos do Curso de Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terão uma experiência importante na formação profissional. É que nos dias 21 a 24 de novembro será promovido no campus da instituição a 13º semana de Letras com o tema “saber com sabor” promovido pelo departamento de Letras do campus regional de Alto Araguaia, junto com evento o curso de Letras comemora seus 20 anos de Unemat.

 A programação do evento conta com a realização de mini cursos, oficinas, filmes, lançamento de livros, apresentações culturais, exposições de pôsteres, palestras, mesas redondas, comunicações, entrevistas e conferencias.

 No evento será realizada palestra com a professora da USP (Universidade de São Paulo) Dr. Maria Zilda Cunha e também uma conferência com José Ramón Fernández Rodríguez (Assessor Linguístico da Embaixada da Espanha para o Mato Grosso).

Resenha do filme: “A REDE SOCIAL”


cena do filme "A Rede Social"

 Fabiana Pinheiro

O filme a Rede Social (2010) conta a história do “Facebook” o filme é dirigido por David Fincher, a historia começa quando a jovem Erica Albirigth termina com seu namorado Zucherberg, e para se vingar o garoto começa a tentar acabar com a reputação da (ex) namorada, resolve se embriagar e começa a escrever coisas horríveis sobre a namorada em seu blog, chega até a criar um site para o ranking das melhores garotas da universidade.

Logo em seguida três amigos do garoto resolvem chamá-lo para criar rede social fechada onde os cadastrados se relacionam sabendo quem esta por trás da tela. Enquanto seus colegas investem no site, o garoto Zuckerberg resolve se fechar em seu quarto pega os dados dos seus colegas e copia e cola e os aprimora. Por um lado o termino do namoro fez bem para o garoto, após o fora da namorada o garoto virou um gênio na computação e cria a rede social “Facebook”.

Com mais de 500 milhões de acesso mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso foi tanto que o leva a complicações em sua vida social e profissional.

O filme aborda o quanto a internet evoluiu e tem um grande poder, que pode ser transmitido para milhares pessoas do mundo inteiro, e o quanto o poder dela pode realizar o sonho de vários jovens, que é o do ser milionário ou ao menos acreditar que isso pode acontecer com qualquer um deles.

foto: google imagens

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Empresa de petróleo será notificada após vazamento no Campo de Frade, na Bacia de Campos e no Norte Fluminense

Vazamento de Óleo na Bacia de Campos
O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira (21) que a empresa Chevron pode ser notificada ainda nesta segunda pelo vazamento de petróleo.
Segundo o diretor da ANP, foram identificadas três possíveis multas a serem aplicadas à empresa, incluindo falhas de falta de equipamento para operação do plano de abandono do poço aprovada pela agência e falta de repasse de informações às autoridades governamentais.
No caso da falta de equipamento, o diretor explicou que a Chevron não possuía, no momento necessário, a máquina para efetuar o corte de uma coluna após a cimentação do poço. Em relação à falta de informações, a agência acredita que a Chevron não passou todas as informações que tinha sobre o acidente. Lima não esclareceu o motivo da terceira autuação.
"Não haverá autuação que tem que ser feita que não será feita. Seguramente, elas darão multas grandes, de alguns milhões e poucos", disse. "A multa máxima é de R$ 50 milhões [por autuação], que na minha opinião é pequena", destacou.
O diretor da ANP disse ainda que o volume do vazamento é estimado pela agência entre 2.700 a 3.000 barris. Para o cálculo, a agência estimou um vazamento médio diário de 330 barris, no pico do acidente.

fonte: G1
foto: radioitaperuna

Alunos utilizam blog para pedir paz no trânsito

Alunos da Escola COC de Vila Velha

Os alunos do 8º ano do COC de Vila Velha resolveram fazer isso pelo meio que eles dominam: a internet. Para isso, criaram um blog, e se cadastraram nas redes sociais com o objetivo de conscientizar o máximo de pessoas.

"A idéia veio de um projeto feito, em sala de aula. Começamos a estudar as estatísticas do trânsito. Até que eu e os cerca de 140 alunos vimos que daquilo ali podia surgir algo mais. Desde então os projetos não param de aparecer", conta o professor de Matemática Alessandro Romanha.

E os acessos ao blog só aumentam - já são mais de 1,6 mil em pouco mais de um mês. Até a aluna Maria Vitória Rodrigues Silva, 13 anos, responsável pela criação do espaço, ficou surpresa.

Em outro projeto, a turma fez vários vídeos bem divertidos, também disponíveis no blog. "Nós encenamos como os motoristas ficam quando bebem. E ainda resolvemos ir à orla de Itaparica e entrevistar condutores que estavam sem cinto", diz Gabriel Henriques Amorim, 13.

A visão dos alunos agora é de que o projeto continue, com as próximas turmas que virão nos outros anos.

fonte e foto: Gazetaonline

Pessoas infectadas com HIV chega a 34 milhões no mundo

As Nações Unidas divulgaram nesta segunda-feira (21) que 34 milhões de pessoas no mundo conviviam com o vírus HIV até o fim do ano de 2010, houve um grande aumento neste período de 2,7 milhões de novas infecções e 1,8 milhão de óbitos.
 O novo balanço de soropositivos foi divulgado pela Unaids, braço da organização que mantém estatísticas e iniciativas sobre a Aids. O número de infectados se deve ao prolongamento cada vez maior da vida de pessoas contaminadas, graças aos avanços nas terapias contra doença.
Novos dados sobre infecções e mortes no Brasil serão divulgados no dia 1º de dezembro pelo Ministério da Saúde.
O número de mortes ligadas à Aids no mundo caiu 21% desde 2005. Novas infecções anuais pelo vírus HIV reduziram 21% desde 1997.
Segundo o diretor executivo da Unaids Michael Sidibé, mesmo com a crise financeira mundial, o combate à doença não sofreu grandes consequências. Segundo a Unaids, o acesso a tratamento poupou 2,5 milhões de vidas desde 1995.
fonte: G1

domingo, 6 de novembro de 2011

Infestação de insetos atrapalha as aulas na UNEMAT


Assim que os períodos de chuva iniciam na região, os insetos tornam-se personagens indesejáveis no convívio social, uma vez que, em grande quantidade se aglomeram e incomodam a maioria das pessoas. Este ano, em Alto Araguaia, é a vez dos besouros interferirem de modo significativo nas residências, comércios e, até mesmo na Universidade.

5 semestre de Comunicação Social/ Jornalismo
Ao anoitecer vários insetos da família dos besouros saem de seus esconderijos e, por causa disto é que os alunos da UNEMAT sentem dificuldade em conviver com os insetos que voam e assustam a muitos alunos durante as aulas. "Tudo que é excessivo nos distraí. O fato destes besouros serem muitos é assustador e, com certeza atrapalham a dinâmica em sala de aula", explica a professora universitária Shirlene Rohr de Souza.

O medo na universidade passou a se tornar constante a partir do momento em que vários alunos e professores apresentaram queimaduras causadas pelos insetos pertencentes à família Coleoptera que, como forma de defesa libera um líquido ácido. "Para se locomover nos corredores está ficando difícil. Eu sou alérgica a picadas de inseto, já faz uma semana que fui atingida por um besouro e ainda estou com ferimento no braço", revela a acadêmica Sâmela Patrícia - 4ºsemestre de Comunicação Social.

João Paulo, farmacêutico e também acadêmico do 1ºsemestre de Letras, diz que há vários incidentes na cidade que envolve queimaduras de insetos e, até mesmo a entrada de besouros nos ouvidos de pacientes: "A situação tanto em crianças quanto em adultos é grave, pois se um besouro entrar no ouvido de uma pessoa pode ferir a membrana e, causar problemas no sistema auditivo". Com relação às queimaduras João Paulo aconselha: "Se acaso isto acontecer, o quanto antes, deve-se procura um hospital e seguir as orientações médicas para evitar agravantes".
 
Ouça aqui na íntegra a entrevista com Shirlene Rohr, professora universitária.
Ouça aqui na íntegra a entrevista com Sâmela Patrícia, acadêmica de Jornalismo.
Ouça aqui na íntegra a entrevista com João Paulo, farmacêutico e acadêmico de Letras.


Turma do 5ºsemestre Comunicação Social/Jornalismo:

Foto: Fabiana Pinheiro